sexta-feira, 30 de abril de 2010

VITAMINAS NO DESPORTO



As vitaminas são compostos orgânicos essenciais para o organismo que não podem ser sintetizados, então eles devem ser ingeridos na dieta. Normalmente agem como catalisadores, combinar com proteínas para criar enzimas envolvidas nas várias reacções químicas do organismo. O exercício aumenta a necessidade de algumas vitaminas, e é aconselhável manter o nível de antioxidantes, como mostrado abaixo.

Há 13 vitaminas actualmente classificadas, de acordo com a sua capacidade de dissolver em água (vitaminas solúveis em água) ou gordura (vitaminas solúveis em gordura). O último, A, D, E e K são armazenados na gordura corporal e podem ser reutilizadas, por isso não é necessário tomar todos os dias. No entanto, a solubilidade em água, são oito vitaminas B e vitamina C não pode ser armazenada e deve ser consumida diariamente.

São multivitamínicos necessário?  

Qualquer atividade física é um aumento do metabolismo do organismo, o que requer, entre outras coisas de maior quantidade de vitaminas para catalisar as reacções químicas orgânicas. Normalmente, essas necessidades, mesmo no desporto, são abrangidos pela dieta usual, mas pode haver situações em que é necessário tomar um multivitamínico para preencher alimentos adquiridos (não usual para comer em casa, pré-cozidos ou abusar, pular refeições por falta de tempo).

Por outro lado, em períodos de treino intenso ou exercício físico intenso é aconselhável tomar suplementos de vitaminas antioxidantes (A, C e E), dada a protecção contra o danos muscular exercida. Durante exercícios de treinamento e de forma muito intensa no corpo+o, chamados radicais livres, causam inchaço e retarda a recuperação do glicogénio muscular nos músculos.

A ingestão de suplementos de vitaminas antioxidantes que nós fornecemos as doses mais elevadas destas podem ajudar a prevenir lesões musculares, dos radicais livres e aceleram a recuperação para o próximo treino.

Sem comentários:

Enviar um comentário