segunda-feira, 8 de março de 2010

O KARATE DO: DA FORMAÇÃO EM CIVISMO À PROMOÇÃO DA SAÚDE

Longe de ser apenas uma modalidade de defesa pessoal, o Karaté Do é, acima de tudo, uma filosofia de vida que contribui para a socialização das crianças e para a promoção da sua saúde. Saiba em que medida.



O Karate Do é uma arte marcial desenvolvida particularmente em Okinawa (Japão) a partir dos sistemas chineses de combate corporal sem armas, perdendo-se as suas raízes mais profundas em sistemas de luta ancestrais e tem como base a filosofia do Budo japonês.


O objectivo do Karate Do é a perfeição da mente e do corpo!


O Karate Do contribui para a formação integral do homem. Isso diferencia-o daqueles que fazem desta modalidade uma prática puramente desportiva. Tradição é um conjunto de valores sociais que passam de geração em geração, de pai para filho, de mestre para discípulo, e está relacionado directamente com crescimento, maturidade, com o indivíduo universal.


Actualmente, novos conceitos surgiram, e o Karate Do passou a ser analisado também à luz das seguintes dimensões:


Defesa pessoal


O Karate Do é um método eficiente de defesa pessoal, através do qual braços e pernas são treinados sistematicamente, de modo a possibilitar ao praticante meios de se defender de qualquer tipo inimigo.


Porém, não deve o praticante precipitar-se.


É muito comum que o principiante de Karate Do, notando um rápido progresso, seja levado por uma onda de impetuosidade, sentindo a necessidade de pôr em prática os seus conhecimentos adquiridos. Esta ideia distorcida deve ser afastada a tempo para que não venha a afastá-lo do real objectivo da arte.


A prática desta modalidade é um caminho longo e requer anos de muita dedicação. A experiência mostrará que antecipar e evitar é uma atitude mais sábia do que o confronto físico em si.


Saúde


Entende-se como "saúde" o bem-estar físico, mental e espiritual do ser humano, e não somente o estado de "ausência de doenças". O Karate é tido como um vector de saúde, pois proporciona ao seu praticante:


1) Aptidão física total: - força - resistência - razoável flexibilidade articular - sistema cardiovascular com bom nível de capacidade aeróbica;


2) Adequação psicossocial: - desenvolvimento moral - sensação de bem-estar - redução dos níveis de ansiedade - auto-estima - melhoria da imagem física de si mesmo - autoconhecimento.


Os benefícios da prática correcta


São vários os benefícios que podem ser obtidos da prática adequada do Karate Do e aqui passamos a enumerar alguns deles: Manutenção da saúde e fortalecimento do corpo.


Estímulo à coragem para enfrentar obstáculos. Respeito pelos outros, bons costumes em relação ao meio ambiente, equilíbrio, boa postura e respiração correcta, que são estimulados pelos rituais tradicionais.


Incentivo ao aperfeiçoamento pessoal no sentido de tentar vencer os próprios limites, como os do medo, da desconfiança, da preguiça, da indecisão, etc.


Empenho e dedicação, exigindo o máximo do corpo e da mente, treinando com paciência e perseverança até fazer desses metas um hábito. Estabilidade emocional.


Papel do karate do na educação e formação da criança


No mundo de hoje, valores como disciplina, respeito e companheirismo são muitas vezes deixados de lado. Pai e mãe frequentemente trabalham e, por vezes, não têm condições de ajudar a construir estes valores na criança, por não interagirem sempre com os filhos que, normalmente, passam os seus dias em frente de uma televisão de um computador e/ou com companhias inadequadas. Além disso, as escolas, em geral, valorizam o aspecto intelectual, dando menos ênfase aos fundamentos da educação moral, cujos ensinamentos estão voltados para o comportamento disciplinar e social.




A prática do Karate Do sob a orientação de instrutores qualificados trará benefícios inestimáveis para a criança, pois se ela for bem orientada e motivada, será um grande passo para se evitar o aparecimento de certos vícios (como o uso de drogas), nocivos à saúde.


Nesse sentido, podemos dizer que a prática correcta do Karate Do contribui enormemente para a educação, formação e desenvolvimento da criança. Ela aprende a respeitar, prestar atenção e a relacionar-se com os outros. Em relação ao aspecto físico, ela estará sempre a exercitar-se, o que proporcionará um melhor desenvolvimento corporal, contribuindo para uma vida saudável em todos os aspectos.

Sem comentários:

Enviar um comentário